Flash na fotografia



Flash de preenchimento: Muito usado em dias ensolarados. Ao se fotografar uma pessoa à luz do sol, aparecem sombras em seu rosto, ou a pessoa fica sub-exposta devido à contra-luz. Neste casos, o flash é usado para iluminar essas áreas sombreadas e para equilibrar a exposição da cena. Veja o exemplo:




Conceitos importantes

Para o uso de flashes, alguns conceitos são muito importantes:

Velocidade de sincronismo: Para qualquer flash (externo, portátil, incorporado à câmera...), devemos observar a velocidade de sincronismo, que se refere ao intervalo de tempo entre a abertura do obsturador e o disparo do flash. Eles devem ser simultâneos, então é preciso uma velocidade que dispare o flash no momento em que o obsturador esteja totalmente aberto para capturar o máximo de luz. Caso você ajuste uma velocidade mais rápida que a velocidade de sincronismo, por exemplo, a foto sairá parcialmente tampada pela cortina do obsturador. Então, a velocidade de sincronismo é a velocidade máxima na qual podemos operar ao utilizar o flash.

Número guia: O número guia mede a potência de iluminação do flash. Ao fotografarmos, a luz do flash se espalha até chegar ao assunto, chegando com menor ou maior intensidade, então devemos modificar a abertura do diafragma conforme variamos a distância para manter a exposição correta. Para isso, usa-se uma tabela Distânica x Abertura, normalmente encontrado no corpo ou no lcd do flash.



Este é um recurso muito útil quando estamos fotografando a pequenas distâncias de nosso assunto ou quando desejamos economizar bateria. Como o nome diz, o redutor de potência é um fator que reduz a carga do flash, sendo designado por frações, como 1/1, 1/2, 1/4, 1/8.... Em 1/1 o flash terá a potência máxima, e cada número representa a metade da potência do anterior.

Os flashes

- Flash manual

Para regular o flash manual, deve-se observar a abertura e a distância entre o flash e o assunto. Para isso, utilizamos o número guia e a tabela para anteriormente vista. Caso a distância se altere, devemos recorrer à tabela para uma nova regulagem, e isto é um processo lento e pouco amigável. A distância até o nosso assunto é muito importante devido à potência: quanto mais alto o número guia, mais potente o flash, e maior a distância por ele viajada. Mas quanto maior esta distância, mais potência se perde. Por exemplo, com ISO 100 e um assunto a 18 metros, usa-se uma abertura de f/2.8, para usar f/3.5 diminui para 13 metros, para usar f/5.6 diminui para 9 metros, f/12.5 a 4 metros... Como se pode observar, há uma grande perda de potência!Para obter qual a abertura a ser utilizada na máquina, divida o número guia pela distância do assunto.

- Flash automático

A maioria dos flashes no mercado operam em automático. Para isso, possuem fotocélulas, sensores que medem a intensidade da luz a ser emitida, medindo a quantidade de luz refletida pelo assunto. Para cada combinação diafragma/modo de operação, o flash pode controlar o rendimento do flash para uma certa distância. Seu uso varia entre diferentes modelos: Em alguns, por exemplo, você decide a faixa de distâncias necessárias e o modo de operação, para então regular a abertura. Em outros, o flash mede a luminosidade do ambiente e regula automaticamente a potência do flash a ser disparada! Então leia atentamente o seu manual de instruções para mais informações.

- Flash TTL

TTL quer dizer "Through The Lens Metering", ou "Leitura Através da Objetiva". Este se trata de um flash muito prático, e seu uso fica restrito a câmeras semi-profissionais e profissionais. A a luz passa pela objetiva e é medida pelo fotômetro da câmera, que por sua vez identifica a luz disponível e a distância pelo sistema Auto Focus. Então, através da sapato ou do cabo TTL, a câmera informa ao flash qual intensidade de luz necessária para complementar a exposição. Então, o flash trabalha em conjunto com o fotômetro da câmera, dando muito mais comodidade e agilidade ao fotógrafo.

- Flash anular

Os flahes anulares são especiais para o uso em curtas distâncias, adequada à fotografia científica, para documentação ou para macrofotografias em que a iluminação de um flash convencional não é adequada. São modelos circulares, que se acoplam à parte frontal da objetiva, como visto na foto:
O flash anular possui uma luz bem difusa, e em alguns modelos o grau de difusão é controlável. São encontrados em modelos manuais, automáticos e TTL, e seu uso se limita a uma distância de 1,2 metros, aproximadamente.