tecnica equilibrio de luzes

Equilibrio de luzes
Fotografia em ambientes controlados - Equilíbrio de luzes


Como muitos sabem (e para os que não sabem, leiam isto) existem luzes com várias temperaturas. Regra geral não é um grande problema, visto que as máquinas fazem balanço de brancos (automático, manual, por presets ou com uma foto de teste) e fotografando em RAW é sempre possível alterar mais tarde. No entanto, quando se misturam luzes de tipos diferentes, o balanço de brancos pode-se tornar algo muito complicado. Isto é muito frequente para quem pratica fotografia em ambientes controlados fora do estúdio. O que sucede é que enquanto os flashes têm luzes brancas, semelhantes em temperatura à luz solar, a maioria dos edifícios tem luzes de tungsténio ou fluorescentes.
No seguinte exemplo fotografei uma luz de tungsténio com flash. O resultado final é um dos seguintes:

- Calibrando para a luz de tungsténio


- Calibrando para a luz do flash


Enquanto no primeiro exemplo a luz de tungsténio fica branca, devido ao WB estar calibrado para tal, a luz do flash fica azul por ser uma luz com cor mais fria que a luz de tungsténio. No segundo exemplo acontece o contrário, fica a luz do flash branca, mas a luz de tungsténio fica amarela, por ser uma luz com cor mais quente.

Qual é então a solução? Usar de filtros de correcção no flash.

Filtros de correcção são filtros que alteram a temperatura de cor de uma fonte de luz, neste caso do flash, para que esta fique em concordância com as restantes. Ou numa ideia mais criativa, podem ser usados para fazer precisamente o contrário, dando tonalidades diferentes à luz principal e às luzes secundárias.

Os filtros mais comuns são os seguintes:


À esquerda temos os filtros "Plus Green", que servem para equilibrar a luz do flash com luzes fluorescentes. À direita temos os filtros "C.T. Orange", que servem para equilibrar a luz do flash com luzes de tungsténio.
Se repararem existem várias tonalidades para cada um (normal, meio tom e quarto de tom), pois mesmo sendo do mesmo tipo, as lâmpadas podem ter temperaturas ligeiramente diferentes. No entanto, para se obter uma correcção exacta, é necessário medir a cor da luz com que se pretende equilibrar.
No papel que acompanha os filtros, ou no próprio site do fabricante, têm a informação das correcções exactas que cada filtro faz.

O resultado da sua utilização, neste caso para o tungsténio (usei o Full CTO no flash), é o seguinte:



Onde arranjar e como usar?

Estes filtros podem ser comprados em várias lojas de fotografia, ou online (ex: eBay) e devem-se aplicar à frente da fonte de luz que pretendemos corrigir.
Nestas imagens foram usadas amostras de filtros Lee, que já têm tamanho suficiente para serem usadas em flashes portáteis, sendo por isso úteis a quem pratica strobism. Encontram-se pela internet fora muitos sites sobre como fazer adaptadores para os montar, no entanto um simples agrafo e uma tira de papel fazem bem o truque, permitindo fixar no flash com um elástico:



Boas fotos,
Rui Marto